Viva!!! Os índios contribuíram na formação de nossa cultura

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.




Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. Suas habitações são construídas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidas de palha. Possuem características seminômades, já que mudam de habitat quando acreditam ter explorado uma região ao máximo. São caçadores e acreditam em rixis: espíritos de animais que ao serem mortos tornam-se protetores e amigos.


Os Carajás falam apenas uma língua: a Macro-Jê. São divididos em Karajás, Javaés e Xambioás. Acreditam na transformação do homem em animais e vice-versa. Residem nas proximidades do rio Araguaia, pois acreditam que sua criação, rituais de passagem, alimento e alegria são dados por ele. Vivem do cultivo do milho, mandioca, batata, banana, cará, melancia, feijão e amendoim, e prezam pela pintura corporal. Dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros. Para as mulheres o trabalho de educar os filhos, cuidar dos afazeres domésticos, do casamento dos filhos, da pintura e ornamentação das crianças e outros.

Os Guaranis manifestam sua cultura em trabalhos em cerâmica e em rituais religiosos. Possuem sua própria língua, somente ensinam o português às crianças maiores de seis anos. São migrantes e agricultores. Acreditam que a morte é somente uma passagem para a “terra sem males”, onde os que se foram partem para este local para proteger os que na Terra ficaram.


Os Tupis são dominados por um ser supremo designado Monan. A autoridade religiosa dentro das aldeias é o Pajé, que é um sábio que atua como adivinho, curandeiro e sacerdote. Utilizam a música e seus instrumentos musicais para a preservação de suas tradições, para produzir efeitos hipnóticos e para momentos de procriação, casamento, puberdade, nascimento, morte, para afastar flagelos, doenças e epidemias e para festejar boas caçadas, vitórias em guerras e outros.

Existem cerca de 225 sociedades indígenas distribuídas em todo o território brasileiro, corresponde a 0,25% da população do país. Diante das culturas específicas de cada sociedade, somente algumas delas foram anteriormente destacadas.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm - acesso 27/05

2 comentários:

GIOVANA disse...

VIVI,
este texto que vc criou esta um maximo porque eu acabei de ler.
E muito legal este texto porque vc mandou ler de PARA CASA.
Adorei muito e este texto, ajuda na escrita do projeto "PEQUENO ESCRITOR" por isso que eu li para me ajudar na escrita do projeto "PEQUENO ESCRITOR",e me ajudou bastante,estou cheia de ideias na cabeça.
BEIJINHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO 4ANO/DN

GIOVANA disse...

VIVI,
eu li de novo,porque eu nao tinha nada para fazer entao resolvi ler para ter muito mais ideias na cabeça,eu li isso umas 3 vezes e li porque adoro ler adoro muuitissimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

UM BEIJAO DO 4ANO/DN